Este projeto encomendado pela Aliansce Sonae é especial, pois tratamos de dois segmentos ou tipos de arquitetura num mesmo espaço: tratar um bem histórico e compilar um centro comercial.
O cuidado com a intervenção em um espaço a ser preservado é de relevante estudo. O Shopping Bangu, antiga fábrica de tecidos transformada em centro comercial, dispõe de uma arquitetura industrial inglesa, com destaques para as estruturas em aço, e sua materialidade em blocos cerâmicos.
Há anos os gestores de shopping centers vêm ajustando o conceito de seus empreendimentos, trazendo mais lazer, entretenimento e serviços aos centros de compras. Nós da RAF estamos acompanhando e contribuindo, repensando espaços para essa mudança de comportamento da sociedade.
Consolidar um programa comercial, sempre dinâmico, com elementos históricos e inserções contemporâneas! Este foi o desafio.
O local da intervenção é uma alameda externa, central ao complexo de lojas e serviços, onde está localizada a chaminé da antiga fábrica, que por seu caráter simbólico, representou o eixo de transformação do espaço.
O resultado deste processo foi a criação de um espaço democrático, a céu aberto, que reúne diversas atividades, o qual chamamos de “unprogrammed spaces”.
Importante em todo o processo foi o trabalho quatro mãos, em parceria com a equipe técnica da Aliansce Sonae, nossos colegas e parceiros nesse desenvolvimento.