Clínica São Vicente

2018
Rio de Janeiro - RJ

Hoje apresentamos algumas intervenções arquitetônicas na tradicional Clínica São Vicente, na Gávea, Rio de Janeiro.

A clínica atualmente vive uma radical transformação, com a inclusão de novos serviços de tratamento, aumento do número de leitos, e uma completa mudança na área de recepção e acolhimento do visitante.

Um dos grandes desafios foi mesclar o clássico estilo arquitetônico original, e o bucólico ambiente da gávea – com sua exuberante floresta tropical urbana – ao de mais moderno e tecnicamente disponível equipamentos e espaços voltados para a cura.

Para atender à estas demandas, podemos separar as intervenções em dois planos distintos: um, a adequação da edificação existente; um casario histórico e com muitas estórias, e no outro plano, inserções de anexos no terreno ao entorno do edifício pré-existente, complementando o extenso programa de necessidades exigido.

Para a edificação existente em suas fachadas, foram adotados critérios quase que de restauro para os elementos relevantes de sua arquitetura. Internamente houve a mescla de tradicionais mobiliários com rica intervenção contemporânea em seus espaços.

Para os anexos, o desafio foi de integrar o antigo e o novo, e ao mesmo tempo buscar mimetizar essas arquiteturas no relevo e vegetação do local. O resultado foi a implantação de dois blocos distintos, que refletem em suas fachadas as suas funções internas: um bloco mais opaco, que recebe serviços de alta complexidade, e um bloco “permeável” que recebe parte dos ambientes de quartos para internação.


Compartilhar: