O conceito surge a partir do cruzamento de duas linhas que cobrem toda a trama em um ângulo 130º/50º. Estas “linhas mestras” foram baseadas no paralelismo com a Rodovia e a ortogonalidade da Rua Oliveira Botelho.
Muitas instalações foram consideradas para este conceito. Observou-se a relação futura com o complexo, o centro de comprar e os próprios edifícios. No que diz respeito a eles, o shopping busca a desconstrução da ideia de “caixa” usando grandes aberturas como lágrimas na fachada, grandes saguões e shopping centers, além de explorar o pé direito alto.
O projeto levou em conta a premissa de garantir o processo de eliminação progressiva necessária, bem como a necessidade de visualização e acesso a partir das principais estradas.
O resultado proposto é, assim, um grupo de ideias que se reuniram em um papel, o qual representa o conceito moderno de uma cidade: um lugar para viver, trabalhar, se divertir, tudo no mesmo espaço com conforto, qualidade ambiental e beleza. Afinal, todas estas coisas são essenciais!