Hospital de Transição Rio Comprido

2020
Rio de Janeiro - RJ

O edifício está localizado no corredor rodoviário da Av. Paulo de Frontin, em frente ao elevado que recebe o mesmo nome, no bairro do Rio Comprido, bairro de ligação entre a Zona Norte e a Zona Sul da cidade, ao pé do morro do Corcovado.

Por conta de sua localização, optamos em criar na fachada principal uma circulação de acesso aos quartos, criando uma barreira que protege os “moradores” do extremo ruído e poeira gerados pelos veículos que por lá transitam.

Essa fachada é composta por seteiras que filtram a luz do dia, e trazem um interessante movimento. Tanto o embasamento quanto o coroamento do edifício recebem um tratamento especial de peças verticais que barram a incidência solar.

Suas habitações estão voltadas para uma área interna, e para a mata ao fundo do edifício.

As áreas de lazer estão dispostas em dois pavimentos: a parte de fisioterapia e nutrição, que estão no embasamento, em razão dos fluxos de produtos e áreas externas. A outra área, de lazer contemplativo, está localizada no ultimo pavimento, onde através de um grande solário para um agradável banho de sol, é possível desfrutar da vista da estátua do Cristo Redentor.

A arquitetura dos interiores traz diferentes unidades habitacionais, permitindo que o morador possa “se mudar sem trocar de endereço”, fornecendo uma dinâmica de moradia.

Todos os pavimentos têm seu próprio posto de atendimento, onde os moradores podem ser assistidos.

Podemos resumir que um hospital de transição, como o nome sugere, é um espaço de cuidado ao paciente, às vezes também de forma paliativa, onde esse indivíduo não necessita estar internado em hospital geral, mas também ainda requer cuidados que em sua residência so seria possível com uma montagem de home-care.

 


Compartilhar: