ILPI RJZ

2022
Rio de Janeiro - RJ

Este edifício está localizado no bairro de Copacabana, na região denominada Bairro Peixoto: um conjunto de quadras, que têm na sua ambiência (ruas, casas, edifícios, praças, vegetação, uso de atividades), características que a tornaram objeto de preservação através da lei das APAC’s (áreas de proteção do ambiente cultural).

O edifício situado em uma esquina, de frente para a praça Edmundo Bitencourt, foi concebido originalmente com apartamentos e traz traços simples de uma arquitetura Art Déco de meados do século XX. Seu valor histórico está na composição da quadra, onde os vizinhos seguem o mesmo gabarito e implantação, entremeados ainda por casas que remetem a mesma época de ocupação da região.

Nosso projeto manteve as características originais das fachadas, com seus elementos relevantes. A substituição das janelas originais e adição de novos elementos foram delicadamente projetados a fim de manter a integridade visual original, porém com uma linguagem atual contemporânea.

Internamente, o projeto reconfigura todos os espaços para receber o novo programa de necessidades. Foram projetados espaços para suítes e estúdios para receber os novos moradores, áreas de apoio e controle, e áreas de convívio social: restaurante, jardins, terraços, sala de leitura, cinema, cabelereiro, etc. Nossa equipe de design de interiores, responsável por esse desenvolvimento, elaborou elementos especialmente para esse projeto, estudou a ergonomia dos móveis, e especificou as peças, que ambientam os espaços.

O lar RJZ leva o nome do engenheiro Rogerio Jonas Zylbersztajn, e é focado no acolhimento das pessoas com a idade de ouro, em um bairro plural, mas onde homem e natureza podem conviver entre o meio ambiente construído e natural, em um espaço acolhedor e convidativo, de socialização, cuidado e respeito às pessoas que o habitam.


Compartilhar: