O Novo Campus Integrado do INCA está sendo projetado para atender duas claras atividades: INCA enquanto Hospital e INCA enquanto Instituto.
Essa identidade já claramente exposta pelos dirigentes da instituição, foi o fio condutor do conceito do projeto. Alinhado a este objetivo foram incorporados conceitos e partidos arquitetônicos, como: valorização do edifício existente (HC1); qualidade e conforto no atendimento; e revitalização urbana.
O projeto do Novo Campus Integrado está sendo desenvolvido dentro da mais alta tecnologia, e dentro de atuais conceitos arquitetônicos. Para colaborar com este importante projeto, o consórcio formado pelas empresas MHA Engenharia e RAF Arquitetura, está contando com a experiência de empresas como BROSS consultoria, CANNON Design, e MT Arquitetura. Esse conjunto de profissionais está gerando uma profusão de ideias, conceitos, partidos, premissas, convicções, uma combinação de elementos que já demonstram em um primeiro Estudo Preliminar uma “mistura” homogênea e dentro dos objetivos do INCA.
A localização do campus na APAC (Área de Proteção Cultural) da Cruz Vermelha, é um fator determinante neste partido arquitetônico, o que será devidamente conversado, analisado e comentado pelos órgãos públicos, afim de objetivar a requalificação urbana tão esperada.
Partindo do princípio de valorização do HC1, estamos promovendo a melhoria de acesso ao saguão principal, com criação de grandes espaços de espera e conexão à nova praça. Os demais pavimentos serão reformados, bem como a fachada. A qualidade e conforto no atendimento, estão sendo atendidos através de espaços de acolhimento e espaços dimensionados com conforto e flexibilidade.
A revitalização urbana está contemplada através da nova relação espaço público e espaço privado, e foi interpretada com a criação de uma grande praça central de acesso, ponto nevrálgico e direcional para os diversos setores do Instituto/Hospital. Um grande saguão, abaixo do prédio de internações, e um novo átrio para o HC1 integram os espaços internos com as vias de maior movimento, criando um fluxo interno dentro do “novo quarteirão”.
A preocupação com o trânsito no local foi determinante para que os acessos de veículos e de pedestres estejam totalmente separados. Os veículos (serviço e sociais), terão acessos diversos e diluídos pela quadra, pedestres, terão seus fluxos seguros e dotados de padrões atuais de acessibilidade.
A nossa intenção é de que o novo campus do INCA, com aproximadamente 120.000m², esteja sendo projetado para atender ao complexo programa hospitalar, e se tornar uma referência para os novos investimentos que se seguirão na região.