Pretende-se que tal proposta preliminar ganhe sentido a partir de discussões e críticas que contribuirão para a realização do Plano Diretor de Kikuxi na íntegra e que se torne efetiva expressão de um tempo, espaço e sociedade.
Nossa proposta contemplará soluções de integração, acessos, segurança, acessibilidade, usos urbanos e seus espaços de edificação segundo um partido Urbanístico Ambiental estabelecido a partir das seguintes diretrizes:
Conectividade . Densidade . Responsabilidade Ambiental . Humanização . Diversidade . Compartilhamento dos espaços e usos . Segurança . Convergência . Acessibilidade . Mobilidade
No projeto, são previstos: amplos espaços públicos e jardins urbanos de valor ambiental e sócio-cultural; benefícios socioeconômicos nas diversas escalas: bairro, cidade, região, país; distribuição das edificações de forma a garantir mobilidade e funcionalidade com relação ao sistema de vias e equipamentos urbanos; segurança; sustentabilidade; intervenção na paisagem existente; compromisso de recriarmos o meio ambiente e sua integração com as unidades habitacionais, comerciais, institucionais e áreas verdes; criação de parques e praças que se conectam e fomentam usos de convívio, lazer e esporte (quadras de futebol, piscinas, viveiro, ciclovia, playgrounds); área agriculturável reservada para incentivar o desenvolvimento de atividades sustentáveis; área para plantio sistêmico e desenvolvimento de culturas nativas que vislumbre benefícios sociais e econômicos. A essa atividade soma-se o plantio de bananeiras nas extremidades nordeste e sudoeste do terreno emoldurando o conjunto Kikuxi com duas grandes florestas.
O estudo preliminar para Kikuxi é mais do que um Master Plan, é o “Desenho da Paisagem”, uma paisagem recriada e transformada objetivando a interação, integração, união equilibrada entre os aspectos físicos, formais, estéticos, sociais e culturais, ou seja, harmonia perfeita entre o sítio e a gente.
O acesso principal é definido através da criação de via central que tem como papeis principais: a divisão da área em dois eixos: Norte e Sul; marcar presença de grandes equipamentos urbanos comerciais e comunitários; ser o principal eixo de acesso ao parque central.
O traçado viário proposto define e hierarquiza os espaços e construções a partir da tipologia adotada para cada via: via Principal (acessos 25m); via Secundária (penetração 14m) e via Terciária (distribuição 12m).
A estrutura verde é formada por três tipologias de áreas livres: Parque Central (rótula central de distribuição, conectividade, congregação); Parques Locais (ala Norte e ala Sul, rótulas secundárias de mobilidade) e Bosques (2 áreas bosques bananeiras a sudoeste e nordeste).
A democratização do espaço urbano a partir das unidades unifamiliares e multifamiliares de forma a possibilitar o uso equilibrado do potencial urbano paisagístico criado.