Moinho Fluminense

2013
Rio de Janeiro - RJ

Como tantas outras edificações e como acontece na própria cidade, o “Moinho” também assistiu a subtrações e incorporou adições. O projeto trata justamente disto: adaptação.

Refere-se, em síntese, à conversão do conjunto de edifícios que compõem o Moinho Fluminense, alterando o seu atual uso industrial.

O projeto em desenvolvimento – numa perspectiva alinhavada pelo Projeto Porto Maravilha, desenvolvido pela Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, –  pretende promover e adotar novo uso comercial em térreo articulado a espaços administrativos e corporativos nos pavimentos superiores, bem como centro comercial, hotel e uso residencial.

Sem perder jamais o foco das sucessivas subtrações e adições, há que tratar de explorar o conceito de “associação”. Associação de edifícios, de quadras, de usos e de pessoas, para ao final do processo se ver mantida uma ideia que permeie todo o conjunto.

Com pequenas grandes ações numa perspectiva de valorização a permear todo o complexo, o renovado Moinho Fluminense será por certo distinto do atual. É natural que assim seja.

Esvazia-se o uso industrial que não é mais compatível com a Zona Portuária, mas fica o registro também imaterial deste caráter.

Propor-se-ão novos usos, novas apropriações destes mesmos espaços em associação aos novos espaços projetados, formando um só conjunto, deixando patente o cuidado com os capítulos anteriores e inaugurando com naturalidade o novo capítulo que agora se inicia.


Compartilhar: