Rio Centro Pavilhão I

2013
Rio de Janeiro - RJ

De arena temporária à pavilhão multifuncional.

Era intenção do Comitê Olímpico Brasileiro a construção de uma arena, mesmo que provisória, para receber os jogos olímpicos de Boxe e paraolímpicos de vôlei sentado. O local escolhido foi o complexo de convenções da cidade, o Rio Centro, próximo à vila e parque olímpicos, na Barra da Tijuca.

Havíamos já elaborado um Plano Diretor para o Rio Centro que, além de finalizar o Pavilhão 1 (onde foi a sede da FIFA na Copa do Mundo), previa uma série de outras intervenções, como área comercial, um hotel e um novo pavilhão. Desta forma surgiu o projeto do Pavilhão.

A essência projetual está apoiada na versatilidade do uso: deveria funcionar como arena esportiva e atender a todos os exigentes pré-requisitos do COI; mas deveria ser um novo equipamento para o Rio Centro e para a cidade – um verdadeiro legado – e para isto tivemos que compilar e planejar: a definição de suas dimensões, os equipamentos de climatização e serviços em geral; a área de recepção futura e o fluxo durante os jogos, e ao mesmo tempo garantir sua sinergia com os demais pavilhões e o hotel.

Hoje, o pavilhão teve parte da estrutura de assentos desmontada, e está preparado para ser um auditório. A flexibilidade de usos abrangem desde uma Arena esportiva, um anfiteatro, uma casa de shows, ou simplesmente um pavilhão de exposições.

Como legado, um centro de convenções moderno e completo! E com medalha de ouro!


Compartilhar: